Panelas de pressão: conheça os modelos da Nigro e identifique qual o melhor para você

 

O ditado popular afirma que “Toda panela tem a sua tampa”, já nós afirmamos que para cada pessoa há uma panela para atendar às suas necessidades.

Apesar de muitos consumidores não darem a devida importância que a panela deveria ter, é importante pensar que é nela que a nossa refeição e a refeição daqueles que amamos é preparada. Logo, se cozinhar é amor, o recipiente é para realizar essa ação é fundamental.

Escolher uma panela, sobretudo uma panela de pressão que envolve questões de segurança, não deve se resumir a quanto ela está custando. A análise para essa compra vai além do preço.

Por isso, para que você saiba como escolher a panela de pressão ideal para usar na sua casa ou no seu ambiente de trabalho (considerando que você é um dono de restaurante, um chefe ou um cozinheiro), vamos apresentar para você alguns modelos de panela de pressão oferecidas pela marca Nigro.

Logo, seja você um jovem que mora sozinho ou um profissional do universo culinário, continue a leitura deste artigo e descubra qual panela foi feita para você.

 

O medo da panela de pressão

Falar do medo que muitos sentem em usar a panela de pressão é inevitável. Muitos jovens e até mesmo adultos sempre evidenciam isso e, às vezes, afirmam que jamais usarão uma delas, por medo de acidentes.

Essa opinião mudará num curto prazo de tempo, diante da rotina corriqueira e da rapidez e eficácia que a panela de pressão cozinha os alimentos. Ou seja: quem trabalha, estuda, perde muito tempo no engarrafamento e ainda precisa preparar a sua alimentação precisa ganhar tempo. É isso que a panela de pressão pode oferecer: tempo!

O que ainda assusta muitas pessoas é quando o ar começa a sair pela válvula (mais conhecido como o momento em que “pega pressão” e o momento de abrir a tampa.

Por que estamos tocando nesse assunto? Para evidenciar que esse medo precisa ser superado e que não é necessário ter essa percepção em relação a esse utensílio tão útil para todos (desde quem cozinha a quem apenas consome).

O cuidado que se deve ter com a panela de pressão é seguir todas as orientações de acordo com o que vai ser cozinhado, a quantidade e a capacidade da panela. Outro cuidado importantíssimo na hora da compra é escolher uma marca que garanta qualidade. Esse é um dos aspectos de segurança.

 

Nigro: Qualidade em alumínio

Antes de iniciarmos a descrição das panelas, vamos contar um pouco sobre a marca que fabrica esses produtos: a Nigro.

A empresa foi fundada por um ferreiro artesão, no estado de São Paulo, no ano de 1958. O seu fundador, além de priorizar a qualidade do que produzia, pensava no bem-estar da sua família e dos seus funcionários. Portanto, o que chaga na casa dos consumidores não é apenas uma panela, mas um item de toda uma cadeia que envolve produção, cuidado, qualidade e empatia.

A junção de qualidade e o pensar nos seus colaboradores permitiu que a empresa crescesse e, atualmente, ela comercializa mais de 300 itens. Além de comercializar os seus produtos no Brasil, a Nigro ainda distribui para os Estados Unidos, Japão, países do Mercosul, América Central e Europa.

É uma empresa nacional que busca atender a todas as normas de segurança do Brasil e de todos os lugares onde seus produtos chegam.

 

Panelas testadas e aprovadas

É importante que você saiba que produtos que passam por um controle de qualidade são mais seguros para a empresa que os fabricam, mas principalmente para o consumidor final.

Por isso, a Nigro faz questão de destacar que as suas panelas são testadas e aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. Esse órgão “objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços.”.

As panelas são certificadas, também, pelo Instituto Falcão Bauer. A certificação desse Instituto objetiva:

Eliminar o risco e prover confiança;
Conquistar novos negócios;
Obter acesso ao mercado exterior;
Identificar boas práticas e tendências de mercado;
Demonstrar devida diligência no caso de ações jurídicas.

Qualidade e segurança são os critérios básicos para você levar um produto para a sua casa.

 

Panela de pressão: o cozimento em tempo reduzido

Inventada por um francês chamado Denis Papin, consideramos que o principal motivo pela busca de uma panela de pressão é a sua função de cozer os alimentos em um tempo bem abaixo que uma panela comum cozinharia.

Essa eficiência é possível por causa da sua própria estrutura: elas possuem tampas que a fecham hermeticamente e possuem válvulas que permitem que o vapor escape. As válvulas se dividem em dois tipos: a de pressão e a de segurança.

Com essa estrutura, a temperatura interna da panela de pressão fica acima do chamado ponto de ebulição da água (100 graus celsius), resultando, então, em um menor tempo de cozimento.

 

Os modelos de panela de pressão

Grosso modo, os modelos podem parecer todos iguais e a escolha pode acontecer analisando apenas o preço. Mas como avaliar apenas o preço de um produto que estará tão presente no dia a dia da sua casa ou do seu restaurante?

Os modelos de panela de pressão oferecidos pela Nigro se dividem em 3. São eles: Expressa, Eterna e Profissional.

A fabricante destaca que os modelos na cor polida possuem “Polimento em alto brilho”, os modelos antiaderentes possuem “Revestimento interno e externo em antiaderente ecológico” ou “Revestimento interno antiaderente e externo poliéster silicone preto” e os coloridos possuem “Silicone poliéster por fora colorido e lixada por dentro”.

Nos tópicos seguintes, descreveremos as especificidades de cada um dos modelos e você saberá qual se aproxima do seu estilo e da sua realidade.

 

A panela de pressão Expressa

Resultado de imagem para panela de pressão nigro expressa

As panelas que estão na categoria expressa são definidas como rápidas, práticas, seguras e econômicas.

Elas estão disponíveis nos tamanhos: 3 litros, 4,5 litros e 7 litros. Além da variação em tamanho, é possível encontrá-las nas cores: vermelha, polida ou preta.

Dentre as principais características descritas por nossos revendedores, destacamos:

 

Alumínio espesso com liga especial
Maior durabilidade e brilho
Válvula superior reguladora de pressão
Válvula com dupla função
Proporciona uma despressurização segura elevando a argola
Cabo ergonômico
Manuseio mais fácil, prático e produzido em baquelite, tornando-se mais higiênico e resistente
Alça reforçada em baquelite
Resistente e ergonômica
Extensor da alça - Protetor Antichamas
Válvula de segurança repetitiva

 

As panelas Nigro Expressa variam em espessura, dependendo do seu tamanho:

3 litros e 4,5 litros: 1,70mm
7 litros: 1,80mm.

Clique aqui para conhecer os modelos de Panela de Pressão Nigro Expressa

 

 

A panela de pressão Eterna

Resultado de imagem para panela de pressão nigro eterna

A categoria Eterna oferece modernidade para a sua cozinha. Então se você não abre mão do estilo, conheça esse modelo de panela que está disponível nas cores amarela, azul, vermelha, preta ou polida.

Elas estão disponíveis nos tamanhos: 3 litros, 4,5 litros, 6 litros ou 12 litros. Isso mesmo! Se você precisa cozinhar uma maior quantidade de alimentos, já apresentamos aqui qual pode ser ideal para você.

Os revendedores dessa linha a consideram rápida, econômica e fácil de limpar. Um dos diferenciais da Eterna é a possibilidade de fazer legumes no vapor. O site Reviewbox incluiu esse modelo entre os 7 melhores modelos do mercado.

A Eterna possui 6 tipos de válvula e, com isso, proporciona ao consumidor mais segurança. São elas:

Válvula reguladora de Pressão
Válvula de segurança repetitiva (Janela)
Válvula de segurança (Selo)
Válvula de alívio de pressão residual
Válvula de segurança repetitiva
Válvula de segurança

Ainda no modelo Eterna, está disponível a Eterna antiaderente. Elas estão disponíveis no tamanho 4,5 litros e 6 litros e nas cores preta e polida.

Suas características são:

Tampa externa
Produzida em liga especial de alumínio
Prática e versátil
Anel de vedação de silicone
Cabos anatômicos em baquelite

Todas as panelas Nigro Eterna, independentemente do tamanho e cor, possuem espessura de 3,30mm.

 

Clique aqui para conhecer os modelos de Panela de Pressão Nigro Eterna

 

A panela de pressão Profissional

Resultado de imagem para panela nigro profissional

Apesar da categoria levar o nome Profissional, a sua necessidade que irá indicar se ela serve ou não para você. Está disponível nos tamanhos 8 litros, 10 litros, 12 litros, 15litros e 20 litros e na cor polida.

É indicada para aqueles que buscam praticidade, versatilidade e, claro, para quem busca uma panela com maior capacidade.

As panelas da linha Profissional possuem:

Válvula de segurança
Alças em baquelite, proporcionando maior segurança e praticidade
Grande praticidade na limpeza
Base que proporciona grande estabilidade no fogão
Funciona nos fogões a gás, vitrocerâmica e elétrico

 

Todas as panelas Nigro Profissional, independentemente do tamanho, possuem espessura de 3,50mm.

 

Clique aqui para conhecer os modelos de Panela de Pressão Nigro Profissional

 

Como escolher uma panela de pressão

É importante que você analise a sua rotina e saiba qual a quantidade média de alimentos você cozinha.

Ter essa informação é fundamental para que você compre uma panela que atenda ao seu dia a dia. Por exemplo: o ideal é que um terço da panela fique livre para o vapor, então, se você adquire uma panela com capacidade de 03 litros, você só poderá enchê-la até 02 litros. Caso você ultrapasse essa recomendação, você pode estar colocando em xeque todo o sistema de segurança pensado pela fabricante.

Outro aspecto interessante para analisar é o material que a panela é feita.

Uma rápida pesquisa sobre a fabricante mostrará se ela possui algum selo de qualidade, se é validada pelo Inmetro ou outros órgãos avaliadores.

A escolha do recipiente que prepara a sua alimentação não pode se limitar a preço, cor ou modernidade. Avalie os itens que citamos neste tópico e tente uni-los ao seu gosto pessoal.

 

O pós-venda da Nigro

Após adquirir uma das panelas da Nigro, caso você tenha alguma dificuldade ou suspeite que haja algum defeito, você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor, SAC, pelo telefone 0800 703 1943 ou clicando na opção SAC disponível no site oficial da marca: http://www.nigro.com.br/index.php.

Nessa última, você preenche um formulário com os seus dados, descreve o produto e qual o possível problema. No mesmo site, o consumidor tem a opção de acessar a aba Assistência Técnica e ver qual o estabelecimento mais próximo está apto para realizar qualquer reparo na panela.

A marca não se preocupa apenas em vender, mas em garantir a satisfação do cliente mesmo após a compra.

 

Agora que você já conhece as panelas de pressão da Nigro pode se sentir mais seguro na hora de escolher a panela de pressão, saber qual atende ao que você busca e ter nas mãos um produto de qualidade e que oferece segurança na hora de cozinhar.

 

 

Se você ainda tem alguma dúvida ou precisa de mais informações, entre em contato com a gente que faremos o possível para te ajudar!